segunda-feira, 21 de março de 2016

A Águia Pousou

A Águia Pousou (The Eagle Has Landed, Inglaterra, 1976) – Nota 7
Direção – John Sturges
Elenco – Michael Caine, Donald Sutherland, Robert Duvall, Jenny Agutter, Donald Pleasence, Treat Williams, Larry Hagman, Anthony Quayle, Jean Marsh, John Standing, Sven Bertil Taube, Judy Geeson.

Com a guerra praticamente perdida, os nazistas tentam uma última cartada. O coronel Redl (Robert Duvall) cria um plano para enviar um grupo de soldados até o interior da Inglaterra com o objetivo de sequestrar o primeiro-ministro inglês Winston Churchill. 

O escolhido para liderar o grupo é o orgulhoso coronel Steiner (Michael Caine), que levará seus homens disfarçados de soldados poloneses para agir durante um final de semana em que o político estará numa pequena comunidade. Para abrir caminho, antes de todos é enviado o professor Liam Devlin (Donald Sutherland), um irlandês ligado ao IRA que vive na Alemanha e que odeia a Inglaterra. 

A trama baseada em livro de Jack Higgins é interessante, a ideia de assassinar um líder inimigo durante um conflito é uma cartada ousada e geralmente suicida. O filme é mediano, com falhas principalmente na duração de duas horas e quinze minutos que se torna cansativa, principalmente pela lentidão da primeira hora, onde o diretor John Sturgess perde muito tempo apresentando os personagens e criando um laço entre o personagem de Sutherland e os habitantes da pequena vila, inclusive com um caso de amor que foge da proposta principal. O longa melhora na hora final, quando os nazistas disfarçados chegam na vila e o conflito se inicia. 

Como informação, este foi o último trabalho do diretor Sturgess, que em trinta anos de carreira deixou filmes melhores como os clássicos “Fugindo do Inferno” e “Sete Homens e um Destino”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Os atores são excelentes e o filme não funciona?
Sua nota foi baixa(risos).

Por onde anda Robert Duvall? Sempre muito bom nos filmes que vi.
E Treat Williams, também maravilhoso?

Michael Caine continua aparecendo.
Vi um filme onde ele, viúvo conhece uma moça que faz aulas de dança e a vida dele se transforam de uma solidão sem fim para alguma alegria.
O último amor de Mr Morgan é o nome do filme.

Hugo disse...

Liliane, os atores são bons, mas o filme tem uma primeira hora arrastada.

Assisti e já comentei no blog este "O Último Amor de Mr. Morgan", que é um ótimo drama.

Mesmo com mais de 80 anos, Michael Caine ainda continua ativo, trabalhando em pelo menos dois filmes por ano.