domingo, 20 de março de 2016

A Chave do Sucesso & O Vendedor do Ano


A Chave do Sucesso (The Big Kahuna, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – John Swanbeck
Elenco – Kevin Spacey, Danny DeVito, Peter Facinelli.

Em Wichita, no Kansas, três vendedores organizam uma pequena festa em um hotel com o objetivo de fazer uma grande venda para o presidente de uma empresa. O problema é que eles sabem apenas o nome do sujeito. A chance de fracasso é grande. Os vendedores são extremamente diferentes entre si. Larry (Kevin Spacey) é um sujeito cínico e manipulador. Phil (Danny DeVito) é um veterano vendedor inteligente e cauteloso, enquanto Bob (Peter Facinelli) é o novato religioso. 

Este longa é baseado em uma peça de teatro e dirigido também por um diretor de teatro, John Swanbeck, que tem aqui seu único trabalho no cinema. O texto é ótimo, com diálogos afiados e uma bela construção de personagens. Os dois veteranos vendedores utilizam todas as artimanhas possíveis para fechar o negócio, a ética é algo que não existe. O contraponto é o correto Bob, que se torna um peão e também um problema para os veteranos. Kevin Spacey e Danny DeVito dominam o filme, enquanto Peter Facinelli é quase uma escada para os dois atores. 

O filme peca um pouco pela falta de ritmo, os noventa minutos parecem mais longos do que o normal. É um longa para quem gosta de um teatro filmado.

O Vendedor do Ano (Vacuuming Completely Nude in Paradise, Inglaterra, 2001) – Nota 6,5
Direção – Danny Boyle
Elenco – Timothy Spall, Michael Begley, Katy Cavanagh, Caroline Ashley, David Crellin.

O jovem Pete (Michael Begley) consegue um emprego como vendedor de aspirador de pó. Para aprender o serviço, Pete é colocado para trabalhar ao lado do vendedor Tommy (Timothy Spall), sujeito que utiliza métodos que beiram a falta de ética convencer os compradores. O objetivo de Tommy é ser o melhor do vendedor do ano e por consequência ganhar um prêmio oferecido pela empresa. 

Entre o fracasso do interessante “A Praia” e o sucesso do ótimo “Extermínio”, o diretor Danny Boyle comandou esta produção para tv que mistura comédia com drama focando na ambição e na complicada relação entre mentor e aluno.

É um filme estranho, onde situações engraçadas e pequenos dramas correm em paralelo. O destaque fica para a atuação do sempre competente Timothy Spall. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Do 2º filme não conheço os atores(acho).
O 1º com Kevin Space e Danni De Vito já é sinal de que é bom.

Tentei abrir o PopCorn Time e não consegui.
Deu um tilt e não abriu nada.
Estava atrás do filme Felicidade que vc comentou.

Hugo disse...

Liliane - Nestes casos geralmente o ideal é desinstalar e instalar novamente.