segunda-feira, 7 de março de 2016

Mr. Robot

Mr. Robot (Mr. Robot, EUA, 2015)
Criador - Sam Esmail
Elenco - Rami Malek, Carly Chaikin, Portia Doubleday. Martin Wallstrom, Christian Slater, Stephanie Corneliussen, Michael Cristopher, B. D. Wong, Bruce Altman, Gloria Reuben.

Elliott Alderson (Rami Malek) é um jovem técnico em informática que trabalha em uma empresa de segurança virtual que presta serviços para uma corporação chamada "E Corp". Nos momentos de folga, Elliott utiliza seus conhecimentos em informática para hackear todos a seu redor, na maioria dos casos para conhecer a verdadeira face da pessoa.

Logo no primeiro episódio percebemos que existe algo de errado com Elliott. Com uma grande dificuldade em se relacionar, cada vez que conversa com alguém seus pensamentos sobre a pessoa e o assunto são comentados por sua consciência direto para o espectador,

Seu talento chama a atenção de um grupo de hackers denominado "F Society", que tem como o líder o maluco M. Robot (Christian Slater), que faz uma proposta para Elliott. Se juntar ao grupo para destruir a "E Corp", também conhecida como "Evil Corp".

É impossível dar alguma explicação a mais sobre a complexa trama, que envolve vários outros personagens interessantíssimos e que faz críticas a vários temas atuais. O excesso de tecnologia na vida das pessoas e seus perigos, a força da grandes corporações, a ganância pessoal, os problemas existenciais de cada um e até o primitivo desejo de vingança.

A tecnologia é sem dúvida o ponto principal, com destaque até mesmo nos nomes dos episódios que misturam letras, números e até uma extensão como se fosse um arquivo. As ações dos hackers podem até conter absurdos na visão dos especialistas da área, mas analisando como cinema, a forma utilizada aqui é perfeita, passando uma impressão de aquilo realmente poderia acontecer.

O elenco recheado de desconhecidos dá conta do recado, com destaque para o protagonista interpretado por Rami Malek, uma espécie de gênio desequilibrado e para o sinistro executivo vivido por Martin Wallstrom, um personagem amoral, ambicioso e frio, que se envolve em situações bizarras. O único famoso do elenco é Christian Slater.

Muitos críticos consideram que a série copiou ideias de "Clube da Luta". Realmente existem algumas semelhanças, porém o conteúdo da história é bem diferente, sem contar os enquadramentos de câmera fora do comum e a ótima parte técnica, que se mostra perfeita sem apelar para efeitos especiais.

Após dez ótimos episódios, a trama fechou vários pontos, ao mesmo tempo em que deixou dois ganchos enormes para a segunda temporada que terá mais dez episódios.

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Christian Slater já foi um grande ator, eu acho.
E era bonito.
Esse filme certamente, eu não gostaria.

Liliane de Paula disse...

Hugo, vou guardar a lista de filmes francês que vc indica.
Ontem o técnico que me dá suporte nem veio.
Ia chegar tarde e pedi para não vir mais.
Mas estou ansiosa para instalar esse Kobi, no computador de mesa, no Notebook e em algum Ipad(será que pode?).
Vc assiste em qual deles?

Eu já tenho o PopCorn Time. Conhece?

Pedrita comenta hoje sobre um que gravei, vi e até gostei.
Mas de maneira geral, filme francês, não entra nos meus preferidos.

Hugo disse...

Liliane - O Kodi pode ser instalado em computador de mesa, notebook, ipad e até em celular, mas neste último item eu nunca tentei.

Antes de instalar o Kodi, eu pensei no PopCorn Time, mas não cheguei a instalar para testar.

Marília Tasso disse...

Essa é uma das séries que pretendo ainda ver, todos falam muito bem dela.

Hugo disse...

Marília - É uma série com estilo diferente e que se aproveita da explosão da tecnologia para criar uma trama de suspense.