sexta-feira, 22 de abril de 2016

Purple Rain

Purple Rain (Purple Rain, EUA, 1984) – Nota 6
Direção – Albert Magnoli
Elenco – Prince, Apollonia Kotero, Morris Day, Clarence Williams III, Olga Karlatos.

Excêntrico, avesso a entrevistas e considerado uma pessoa difícil. Em contrapartida, músico brilhante que tocava vários instrumentos, ótimo cantor e um ícone dos anos oitenta. O cantor Prince deixou um importante legado na música, principalmente o disco “Purple Rain”, que fez um enorme sucesso e rendeu o filme semi-autobiográfico, que também se transformou em sucesso nos cinemas. 

A trama não tem surpresas, ela aborda a vida do cantor chamado Kid (Prince), que junto de sua banda Revolution, tenta fazer carreira se apresentando num clube noturno de Minneapolis. O roteiro foca na disputa com uma banda rival chamada “Time”, com os problemas pessoais, principalmente os conflitos com o violento pai alcoólatra (Clarence Williams III) e o relacionamento com uma jovem cantora (Apollonia Kotero) que também deseja fazer sucesso. 

É um filme totalmente datado, com o figurino exagerado dos anos oitenta e a estética dos videoclipes, influenciada pelo grande sucesso na época da MTV americana. 

Uma curiosidade. O filme e o disco foram produzidos pela Warner, que fez uma ação de marketing unificando os dois segmentos, fazendo com que os fãs do cantor fossem ao cinema e também os cinéfilos comprassem o disco, que tinha várias de suas faixas tocadas no longa. 

A Warner repetiu esta estratégia cinco anos depois no lançamento de “Batman” de Tim Burton, com o mesmo Prince lançando um disco que seria a trilha sonora do filme em paralelo ao tema criado por Danny Elfman. O sucesso de Batman filme e trilha sonora foi um marco na história do marketing no cinema, rendendo uma fortuna aos envolvidos.     

3 comentários:

Pedrita disse...

fiquei muito triste com a saída de cena do prince. ele era genial. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Sei que ele era estrela.
Mas, quando da notícia da morte, na hora, deu um boqueio e não lembrei de música alguma contada por ele.

Hugo disse...

Pedrita - Ele deixou um belo legado musical.

Liliane - Ele ainda fazia shows, mas estava longe da mídia ha muitos anos.

Bjos