domingo, 6 de novembro de 2016

Desencanto

Desencanto (Brief Encounter, Inglaterra, 1945) – Nota 8
Direção – David Lean
Elenco – Celia Johnson, Trevor Howard, Stanley Holloway, Joyce Carey, Cyril Raymond.

Laura (Celia Johnson) é uma mulher casada que vive numa bela casa em uma pequena cidade da Inglaterra. Todas as quintas-feiras ela segue de trem até uma cidade maior para fazer compras e ir ao cinema. 

Em um destes passeios, no momento de voltar, ela cruza o caminho do médico Alec (Trevor Howard) enquanto aguarda o trem no café da estação. O encontro casual se repete na semana seguinte, despertando um inesperado amor proibido, já que Alec também é casado. 

O grande diretor inglês David Lean ("A Ponte do Rio Kwai" e "Passagem Para a Índia") consegue criar um grande filme de forma extremamente simples. É uma história de amor aparentemente comum, mas que o diretor transforma numa relação de culpa e remorso que corrói os dois personagens, principalmente a mulher. 

Por sinal, um dos acertos de Lean é detalhar a relação pelos olhos da mulher, que narra seus sentimentos e angústias para o espectador, pois como ela mesma diz, não tem amigas confiáveis com quem possa compartilhar seu segredo e muito menos contar para o marido. 

A atuação de Celia Johnson é o destaque. Ela foi uma atriz que dedicou praticamente toda carreira para filmes e séries na tv inglesa. 

5 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Pra mim, é a obra-prima de Lean.

Cumps.

Rodrigo Mendes disse...

Pequena e singela obra-prima do cinema romântico. É certamente o mais humano dos filmes clássicos da Era de Ouro de Hollywood. Desencanto é pioneiro por levar para as telas o romance de pessoas comuns e talvez por isso é um filme especial. David Lean no auge!

Abraço

Hugo disse...

Gustavo - É sem dúvida um dos grandes filmes de Lean.

Rodrigo - Narrar a história pelo ponto de vista da mulher também foi um grande acerto.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Deve ser um filme lindo.
Vou vê se acho no Oldflix.
Aliás, não tenho achado muita coisa interessante no Oldflix.

Hugo disse...

Liliane - Este filme está disponível no Youtube.