sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O Virgem de 40 Anos & Bem-Vindo aos 40


O Virgem de 40 Anos (The 40 Year Old Virgin, EUA, 2005) – Nota 7,5
Direção – Judd Apatow
Elenco – Steve Carell, Catherine Keener, Paul Rudd, Romany Malco, Seth Rogen, Elizabeth Banks, Leslie Mann, Jane Lynch, Jonah Hill.

Andy (Steve Carell) é um solteiro que mora sozinho e que trabalha em uma loja de eletrônicos. Ao ser chamado pelos colegas de trabalho para jogar pôquer, apenas porque faltava uma pessoa, Andy a princípio se diverte, mas se torna motivo de piadas quando é obrigado a confessar que ainda é virgem apesar de ter quarenta anos. 

A partir daí, o trio de colegas (Paul Rudd, Seth Rogen e Romany Malco) tenta ajudar o novo amigo a perder a virgindade, cada um oferecendo conselhos dos mais diversos, que resultam em encontros malucos do protagonista, até que ele se sente atraído pela dona de uma loja vizinha (Catherine Keener). 

Quando este longa foi lançado, o diretor Judd Apatow era conhecido como o produtor da série “Freeks and Geeks”, que teve apenas uma temporada, mas que se tornou cultuada. Esta estreia de Apatow no cinema resultou em um grande sucesso de bilheteria e transformou o quase desconhecido Steve Carell em astro. 

As piadas politicamente incorretas sobre sexo e relacionamentos rendem muitas risadas. Algumas sequências como os encontros expressos no horário do almoço, o acesso de ódio de Catherine Keener ao telefone e o apetite sexual de Elizabeth Banks são exemplos. Tudo isso é valorizado pela interpretação de Steve Carell como o protagonista tímido e quase ingênuo. O sucesso também alavancou a carreira de Apatow, hoje considerado um dos grandes diretores de comédias.  

Bem-Vindo aos 40 (This Is 40, EUA, 2012) – Nota 7
Direção – Judd Apatow
Elenco – Paul Rudd, Leslie Mann, Albert Brooks, Maude Apatow, Iris Apatow, John Lithgow, Jason Segel, Megan Fox, Chris O’Dowd, Annie Mumolo, Robert Smigel, Charlyne Yi, Graham Parker, Lisa Darr, Melissa McCarthy.

O casal Pete (Paul Rudd) e Debbie (Leslie Mann) apareceu pela primeira vez em outro filme de Judd Apatow. No divertido “Ligeiramento Grávidos” eles eram coadjuvantes, porém por serem marcantes, ganharam seu próprio filme. 

A história começa no dia em Debbie completa 40 anos de idade e não aceita a situação. A partir daí, o roteiro explora a vida do casal que está junto há muitos anos e que precisa enfrentar os problemas do dia a dia, como questões financeiras, educação das filhas, pais complicados, entre outras situações. 

Não espere uma comédia bobinha, o estilo de Judd Apatow é o politicamente incorreto total. Prepare-se para palavrões, piadas escatológicas sobre exames médicos, sobre sexo e discussões das mais variadas, além da sensualidade de Megan Fox como a funcionária gostosa da loja de roupas de Debbie. 

Para quem não se importar com isso e estiver na mesma faixa etária dos protagonistas ou em algum relacionamento longo, com certeza vai entender as discussões entre o casal e se divertir com as situações patéticas.

Além dos protagonistas, vale destacar Albert Brooks como o pai que vive às custas de Pete e a pequena e hilária participação de Melissa McCarthy. 

Acredito que muito do roteiro escrito por Apatow seja autobiográfico, pois na vida real ele é casado com a atriz Leslie Mann e pai de Maude e Iris Apatow, que interpretam as filhas do casal principal, de modo convincente por sinal. 

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Gostei de todos os 2.
O virgem de 40 anos assisti faz muito tempo e foi quando conheci o ator Steve Carrel.

Bem-vindo aos 40, gostei muito.
Sempre gosto dos filmes com Paul Rudd.

Não encontrei no Netflix Um conto chinês.
Encontrei no Youtube dublado. É o fim, se não tiver jeito.

Hugo disse...

Liliane - São dois filmes divertidos.

Amanda Aouad disse...

Não vi Bem-Vindo aos 40, mas O Virgem é mesmo uma comédia bem divertida.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O filme com Steve Carell é mais engraçado.

Bjos