sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Exame

Exame (Exam, Inglaterra, 2009) – Nota 7
Direção – Stuart Hazeldine
Elenco – Luke Mably, Jimi Mistry, Nathalie Cox, Pollyanna McIntosh, Adar Beck, Gemma Chan, Chukwudi Iwuji, John Lloyd Fillingham, Colin Salmon.

Quatro homens e quatro mulheres disputam uma vaga de emprego em uma grande corporação. Colocados em uma sala com estilo futurista e ao mesmo tempo com mesas e cadeiras escolares, eles recebem uma folha de papel com o seu número de candidato e ouvem um sujeito (Colin Salmon) explicar algumas regras aparentemente sem sentido. 

O homem sai da sala e deixa apenas um segurança armado com ordem de desclassificar o candidato que não seguir as regras. A partir daí, mesmo sem entender o que devem fazer, o grupo de pessoas inicia uma verdadeira batalha de egos, mentiras e manipulações para tentar vencer a disputa. 

O roteiro escrito pelo diretor Stuart Hazeldine faz um crítica as chamadas “dinâmicas de grupo” comuns aos processos seletivos das grandes empresas, criando uma disputa bizarra em várias momentos, incluindo toques de ficção em relação ao mercado explorado pela corporação.

Fica claro que o objetivo do longa é mostrar como o ser humano é egocêntrico. Logo no início, um personagem cita que este tipo de disputa pode fazer emergir o melhor ou o pior de cada pessoa. 

O cinéfilo mais atento com certeza não se surpreenderá com a pequena reviravolta no final envolvendo um personagem. 

Mesmo utilizando apenas um cenário, o longa não é cansativo e prende a atenção do início ao fim.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Parece um tema interessante.
Não gosto nem acredito em dinâmica de grupos.

Como vc descobre os filmes que comenta aqui.
Tem filmes que só "ouvi" falar porque vc comentou.
Já anotei esse.

Hugo disse...

Liliane - Também não acredito em dinâmicas de grupo para seleção de pessoal. O trabalho no dia a dia é bem diferente de uma disputa onde as pessoas criam personagens para impressionar o selecionador.

Eu estou sempre visitando sites sobre cinema e procurando informações sobre filmes. Por isso descubro filmes pouco conhecidos. Gosto de variar.