sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Ressurreição

Ressurreição (Risen, EUA, 2016) – Nota 6
Direção – Kevin Reynolds
Elenco – Joseph Fiennes, Tom Felton, Peter Firth, Cliff Curtis, Maria Botto, Luis Callejo, Antonio Gil, Stewart Scudamore, Richard Atwill.

Após participar de uma batalha contra rebeldes, Clavius (Joseph Fiennes) volta par Jerusalém no mesmo dia em que Jesus Cristo (Cliff Curtis) é crucificado. Com medo do corpo ser resgatado pelos discípulos que acreditam na ressurreição de Jesus após três dias, Pôncio Pilatos (Peter Firth) encarrega Clavius de selar o túmulo. 

Mesmo assim, no terceiro dia o corpo desaparece e alguns fiéis dizem ter visto Jesus vivo. Desta vez, Pilatos ordena que Clavius encontre o corpo antes da notícia se espalhar. Conforme se aprofunda na busca e nos interrogatórios com os discípulos, Clavius fica cada vez mais curioso em saber qual a verdade sobre Jesus. 

Apesar de ter ficado marcado negativamente pela parceria com Kevin Costner no fracassado “Waterworld”,  o diretor Kevin Reynolds tem um competente carreira com bons filmes como “A Fera da Guerra”, “Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões” e a minissérie “Hattfields & McCoys”. 

Nesta versão sobre a ressurreição de Jesus, Reynolds explora a história clássica do soldado romano que é convertido, o colocando como testemunha de alguns milagres. É uma escolha que os fiéis mais radicais não irão gostar, pois os milagres e alguns fatos são mostrados de forma diferente ao que está descrito na Bíblia. 

Analisando como cinema, o longa tem um ritmo irregular, principalmente na segunda metade quando testemunhamos a conversão do protagonista, que lembra muito o estilo dos filmes antigos do gênero como “O Rei dos Reis”. 

O elenco também não é dos melhores. Joseph Fiennes parece ter a mesma expressão durante todo o filme. 

A sessão vale apenas como curiosidade. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

É isso, vale mais como curiosidade, ainda que não seja dos piores nesse viés.

bjs

Pamela Sensato disse...

Esse não assisti ainda...

Beijinhos 💜
Blog Resenhas da Pâm

Liliane de Paula disse...

Nem sabia, na história contada na biblia que tinha um soldado tomando conta desse local.

Hugo disse...

Amanda - É um filme razoável, pelo menos não é pretensioso como outros do gênero que fracassaram.

Pâm - Vale a sessão apenas por curiosidade.

Liliane - Também não sei. O filme é uma versão livre da história da ressurreição de Cristo.

Bjos