sexta-feira, 3 de março de 2017

13 Minutos

13 Minutos (Elser, Alemanha, 2015) – Nota 7,5
Direção – Oliver Hirschbiegel
Elenco – Christian Friedel, Katharina Schuttler, Burghart Klaussner, Johann von Bullow, Felix Eitner.

Em novembro de 1939, Georg Elser (Christian Friedel) tenta assassinar Hitler com um bomba escondida em uma cervejaria de Munique. Após discursar, Hitler sai treze minutos antes do previsto e escapa do atentado por acaso. Elser termina preso, interrogado e torturado por oficiais da SS, que desejam descobrir quem seriam seus parceiros no plano. 

A partir daí, uma segunda narrativa em flashback mostra a vida de Elser desde 1932, quando ele vivia em uma pequena cidade do interior do país.

Aparentemente um jovem normal que não queria se envolver com política, aos poucos ele percebe a cegueira das pessoas que abraçam o nazismo como a salvação do país e o início da perseguição contra judeus e comunistas. 

É sempre interessante quando algum filme retrata a questão do nazismo dentro da própria Alemanha. Depois de dissecar Hitler em “A Queda! As Últimas Horas de Hitler”, o diretor Oliver Hirschbiegel foca em uma história real sobre como era quase impossível resistir a pressão do nazismo na Alemanha daquele período. 

O personagem principal é movido pelo ódio contra a injustiça que reinava no país e pela visão de que a ambição de Hitler levaria o povo alemão e a Europa a uma catástrofe, o que infelizmente ocorreu. 

Outro ponto positivo é desenterrar uma história pouca conhecida. Se o protagonista tivesse conseguido sucesso, com certeza mudaria os rumos da Alemanha e também da Segunda Guerra.

5 comentários:

Pamela Sensato disse...

Olá Hugo tudo bem?
Gostei da dica, parece ser bom!

Beijinhosss 💋
<a href="http://resenhasdapam.blogspot.com>Blog Resenhas da Pâm</a>

Liliane de Paula disse...

Acho que vi alguma resenha sobre esse filme e não faz muito tempo.
Deve ser interessante.
E me ensinaria um pouco dessa história tenebrosa.

Hugo disse...

Pâm - É um bom filme para quem se interessa pelo tema.

Liliane - A história é forte por mostrar alguém com coragem e também loucura para tentar destruir Hitler.

Marília Tasso disse...

Adorei conhecer a história e amei a interpretação de Christian Friedel, muito talentoso, pesquisei sobre ele e vi que também é músico.

Hugo disse...

Marília - Não sabia que o ator também era músico. Ele foi o protagonista de um filme ainda melhor, "A Fita Branca" de Michael Haneke.

Abraço