sexta-feira, 31 de março de 2017

Sem Vestígios & Febre Urbana


Sem Vestígios (Disappearing Acts, EUA, 2000) – Nota 6
Direção – Gina Prince Bythewood
Elenco – Wesley Snipes, Sanaa Lathan, Regina Hall, Lisa Arrindell Anderson, John Amos, CCH Pounder, Q-Tip, Michael Imperioli.

Frank (Wesley Snipes) é contratado para reformar o piso de um apartamento no Brooklyn, local para onde Zora (Sanaa Lathan) está de mudança. Ele é um sujeito sem estudo, trabalhador braçal, enquanto Zora é uma aspirante a cantora que trabalha como professora. 

A princípio, a aparente diferença não atrapalha a atração que nasce entre os dois. Aos poucos, a relação fica mais complicada, principalmente quando Frank revela que tem dois filhos e que ainda não se separou legalmente da esposa. 

Esta produção HBO é basicamente um drama sobre as dificuldades de um relacionamento, com um roteiro que não apresenta surpresas. O destaque fica para Wesley Snipes, que na época ainda não havia destruído a carreira por causa da sonegação de impostos e intercalava papéis entre filmes de ação e dramas, sempre mostrando carisma e algum talento. 

Febre Urbana (Turn It Up, EUA 2000) – Nota 4
Direção – Robert Adetuyi
Elenco – Pras, Ja Rule, Vondie Curtis Hall, Jason Statham, Tamala Jones.

Diamond (Pras) sonha em se tornar rapper, porém sua realidade é vender drogas ao lado do amigo Gage (Ja Rule). A morte de sua mãe, o retorno do pai após doze anos fora de casa (Vondie Curtis Hall) e a gravidez inesperada da namorada (Tamala Jones) levam Diamond ao desespero. Para tentar mudar de vida, ele e Gage decidem roubar o próprio chefe, o traficante B (Jason Statham). 

O roteiro explora de forma precária os clichês dos filmes sobre o submundo do tráfico e a vida fora da lei que muitos rappers tiveram antes de ficarem famosos.

O filme perde ainda mais pontos ao colocar o rapper Pras como protagonista. Ele se mostra um péssimo ator. Nem mesmo a pequena participação de Jason Statham salva o filme. 

A única curiosidade fica por conta do título nacional. Além do “Febre Urbana”, este longa teve outros dois títulos: “Vencendo na Marra” e “A Estrela do Gueto”. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

O Sem Vestígios parece interessante, Hugo.
Aqui a história se mostraria meia que irreal.

Os filmes acabaram de chegar.
Foi muito rápido, concorda?
E eu nem imaginava que cabiam num tipo envelope.
Muito obrigada.
O que vou vê primeiro? Advinha?

Hugo disse...

Liliane - O prazo foi normal, geralmente fica entre 5 e 6 dias mesmo.

Como foram apenas o CD na capinha, o envelope bolha foi suficiente.

Espero que goste dos filmes.