sexta-feira, 28 de abril de 2017

Stretch & Negócios Fora de Controle


Stretch (Stretch, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Joe Carnahan
Elenco – Patrick Wilson, Chris Pine, Ed Helms, James Badge Dale, Jessica Alba, Brooklyn Decker, Ray Liotta, David Hasselhoff, Randy Couture, Matthew Willig, Shaun Toub, Ryan O’Nan, Norman Reedus.

Stretch (Patrick Wilson) é um perdedor que fracassou na tentativa de se tornar ator e agora trabalha como motorista de limousine. Após ser dispensado pela namorada (Brooklyn Decker), ele torrou dinheiro com drogas e apostas. Num certo dia, seu credor ameaça matá-lo caso não receba a dívida de seis mil dólares até a meia-noite. A chance de conseguir o dinheiro surge quando um milionário excêntrico (Chris Pine) contrata seu serviço. Stretch embarca numa noite de loucuras para agradar o sujeito e receber o dinheiro para pagar a dívida.

O grande acerto do roteiro escrito pelo diretor Joe Carnahan é não levar a sério a história. A trama absurda, os personagens esquisitos e o lado B da noite de Los Angeles transformam o filme em uma diversão despretensiosa e agradável para quem entrar na brincadeira.

A narração irônica do protagonista, tirando um sarro da sua própria desgraça é outro ponto alto, assim como o “fantasma” interpretado por Ed Helms, que surge como uma espécie de voz da consciência do protagonista. São engraçadas também as participações de Ray Liotta e David Hasselhoff interpretando eles mesmos.

Mesmo estando longe de ser um grande filme, vale a sessão para quem gosta de comédias com pitadas de humor negro.

Negócios Fora de Controle (Unfinished Business, EUA, 2015) – Nota 5
Direção – Ken Scott
Elenco – Vince Vaughn, Tom Wilkinson, Dave Franco, Sienna Miller, James Marsden, Nick Frost, June Diane Raphael, Uwe Ochsenknecht.

Após uma discussão com sua chefe (Sienna Miller), o vendedor Dan Trunkman (Vince Vaughn) abandona o emprego e cria uma empresa concorrente. Ele contrata um veterano vendedor (Tom Wilkinson) e um jovem inexperiente (Dave Franco). Um anos depois, Dan e seus parceiros são obrigados a viajar para a Alemanha com o objetivo fechar um novo contrato e assim salvar a empresa da falência. 

É difícil encontrar algo bom neste filme. A premissa de fazer piada com os bastidores do mundo dos negócios poderia até ser interessante, desde que o texto foi bem escrito. Infelizmente as poucas piadas não tem graça alguma e as situações de conflito exploram clichês. 

O roteiro ainda tenta fazer uma crítica ao bullying através do casal de filhos do personagem de Vince Vaughn, mas que se mostra totalmente fora do contexto da trama. 

A nota cinco vale pela produção caprichada que explora as locações na Alemanha e nada mais.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Gosto muito do grandão Vince Vaughan mas quando ele era mais novo.

Vi "Foxcatcher-uma história que chocou o mundo", num dos canais da Sky.
Fora isso, vendo a série adolescente chata (13 Raesons why), só porque as opiniões se dividem.

Hugo disse...

Liliane - "Foxcatcher" é um filme pesado com uma história incomoda bastante.

A série "13 Reasons Why" eu vou deixar passar, não tenho interesse algum na história.