sexta-feira, 19 de maio de 2017

Da Ambição ao Crime

Da Ambição ao Crime (Crime of Passion, EUA, 1957) – Nota 6,5
Direção – Gerd Oswald
Elenco – Barbara Stanwick, Sterling Hayden, Raymond Burr, Fay Wray, Virginia Gray, Royal Dano, Stuart Whitman.

Kathy Ferguson (Barbara Stanwick) é uma conhecida colunista de jornal em San Francisco. Independente e segura, ela surpreende ao abandonar a profissão para se casar com o detetive Bill Doyle (Sterling Hayden) e se mudar para uma casa de subúrbio em Nova York. 

Não demora para a vida ordinária de dona de casa a deixar entediada. Ela decide então transferir sua ambição profissional para a carreira do marido, criando situações com o objetivo de conseguir uma promoção para Bill dentro do departamento de polícia. 

O título nacional deste drama policial entrega boa parte da história, que por sinal se mostra atual. A ambição por crescimento na carreira é algo habitual nos dias de hoje, inclusive levando as pessoas a deixarem a ética e até a honestidade de lado. O conflito principal aqui surge da honestidade do personagem de Sterling Hayden em contrapartida com a ambição de Barbara Stanwyck. 

O filme em sí é razoável. A narrativa é um pouco lenta e a atuação de Stanwyck exagerada em alguns momentos. Vale destacar ainda o sempre sisudo Raymond Burr como o inspetor de polícia. Burr ficaria famoso pela série de tv “Perry Mason” que foi ao ar de 1957 a 1966. O personagem retornou em vários telefilmes de 1985 até 1993, ano em que o ator faleceu.  

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Coincidência. Também escrevi no meu último post sobre um drama policial (embora seja Os Suspeitos, de Bryan Singer, um filme um pouco mais atual). Ainda não vi este. Mas já quero! E que elenco, heim! Preciso encontrar uma cópia para dizer se gostei. Sterling Hayden sempre teve grande presença em filmes noir, vide "O Grande Golpe" do Kubrick.
Na lista.

Grande abraço, Hugo!

Liliane de Paula Martins disse...

Hugo, acabei de assistir " Um bom coração" , com Paul Dano, indicação sua.
Achei no YouTube, dublado.
Não lembro que nota vc deu, mas eu dei um 10.
A cópia era pessima( ou seria assim) , mas achei a história espetacular.

Depois volto aqui pra ler sobre seu filme de hoje.
Planejando ainda assistir OSLO, hoje.

Hugo disse...

Rodrigo - O filme está disponível no Youtube.

Liliane - O Bom Coração é um interessante filme sobre uma amizade inusitada.

Abraço