terça-feira, 8 de agosto de 2017

O Acordo & Rápida Vingança


O Acordo (Snitch, EUA / Emirados Árabes Unidos, 2013) – Nota 7
Direção – Ric Roman Waugh
Elenco – Dwayne Johnson, Barry Pepper, Jon Bernthal, Susan Sarandon, Michael Kenneth Williams, Rafi Gavron, Melina Kanakaredes, Benjamin Brett, Lela Loren, David Harbour, Harold Perrineau.

Para ajudar um amigo, o jovem Jason (Rafi Gavron) recebe em casa um pacote com muitos comprimidos de ecstasy e termina preso por agentes federais. A única chance de Jason diminuir sua pena é ajudar os agentes e a promotora (Susan Sarandon) a prender algum outro traficante, ou seja, repetir o que o amigo fez com ele. Jason se nega a fazer o acordo. Para tentar cumprir o acordo no lugar do filho, seu pai John (Dwayne Johnson) decide se infiltrar em uma quadrilha de traficantes e ajudar os agentes a realizarem uma grande prisão.

Inspirado em uma história real, este longa surpreende por causa do roteiro bem amarrado, da boa narrativa e até pela atuação de Dwayne Johnson, que aqui interpreta um sujeito comum, diferente dos brutamontes violentos que está acostumado a viver. Lógico que o filme tem algumas boas cenas de ação e violência, com destaque para a perseguição na estrada entre um caminhão e vários carros. O filme ainda tem bons coadjuvantes, como o ex-detento que auxilia o protagonista vivido por Jon Bernthal e o sempre assustador Michael Kenneth Williams novamente interpretando um traficante.

Para quem gosta do gênero, o longa é uma boa opção.

Rápida Vingança (Faster, EUA, 2010) – Nota 6,5
Direção – George Tillman Jr
Elenco – Dwayne Johnson, Billy Bob Thornton, Oliver Jackson Cohen, Carla Gugino, Maggie Grace, Adewale Akinnuoye Agbaje, Matt Gerald, Moon Bloodgood, Courtney Gains, Mike Epps, Tom Berenger, Xander Berkeley, John Cirigliano.

Após cumprir pena por assalto, um sujeito (Dwayne Johnson) sai da cadeia em busca de vingança pela morte do irmão. Ele tem uma lista com quatro nomes para serem eliminados. Após assassinar o primeiro da lista, um matador profissional (Oliver Jackson Cohen) é contratado por um desconhecido para eliminar o ex-presidiário. O terceiro elo da trama segue um policial viciado em drogas (Billy Bob Thorton) e sua parceira (Carla Gugino) que são encarregados de investigar o primeiro assassinato. 

O roteiro explora a clássica trama de vingança através de uma roupagem moderna, com sequências estilosas em câmera lenta e ângulos inusitados, além de guardar um segredo para o final, mesmo não sendo tão surpreendente assim. Por outro lado, o filme tem uma narrativa irregular e vários furos no roteiro. O romance entre o matador de aluguel e a bela Maggie Grace também parece algo deslocado do resto da trama. 

É uma diversão passageira, razoável e esquecível.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Sou fã do Billy Bob Thorton.
Acho-o sensacional como ator.
Mas não tenho interesse.
As vezes até tento mas não consigo nem entender.

"O Acordo", se história real.....

Hugo disse...

Liliane - Este "O Acordo" é um filme melhor, com uma história bem trabalhada.