segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A Onda

A Onda (Bolgen, Noruega, 2015) – Nota 7
Direção – Roar Uthaug
Elenco – Kristoffer Joner, Ane Dahl Torp, Jonas Hoff Oftebro, Edith Haagerund Sande, Fridtov Saheim.

Kristian (Kristoffer Jones) é um geólogo que está em seu último dia de trabalho em uma estação de observação numa pequena cidade da Noruega. 

Ele mudará com a esposa (Ane Dahl Torp) e o casal de filhos (Jonas Hoff Oftebro e Edith Haagerund Sande) para uma cidade maior onde trabalhará na indústria de petróleo. 

No fatídico dia, os sensores que monitaram a montanha que beira a cidade detecta estranhas movimentações. Considerado um sujeito que se preocupa demais com o trabalho, Kristian tenta convencer os colegas de que pode ocorrer um deslizamento e que se nada for feito rapidamente uma tragédia será inevitável. 

Esta competente longa norueguês segue a cartilha dos filmes-catástrofe. Temos um protagonista obcecado, as pistas de que a catástrofe está prestes a ocorrer e finalmente as criativas cenas de destruição. 

A trama é totalmente previsível, porém o longa ganha pontos pelas cenas citadas e pelo suspense criado nestas sequências. A onda criada pelo tsunami é assustadora e as sequências dos personagens submersos são angustiantes. 

Vale destacar ainda a belíssima fotografia que explora os cenários naturais da região. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Então lembra o filme com Naomi Watts e Ewan McGreg sobre o Tsunami.
E o filme é desesperador, também.

Hugo disse...

Liliane - O filme que você citou é "O Impossível", que por sinal é melhor do que este "A Onda".