domingo, 3 de setembro de 2017

Agonia e Glória, Quando os Bravos se Calam e Fuga de Sobibor


Agonia e Glória (The Big Red One, EUA, 1980) – Nota 7,5
Direção – Samuel Fuller
Elenco – Lee Marvin, Mark Hamill, Robert Carradine, Bobby DiCicco, Kelly Ward, Stephane Audran, Siegfried Rauch.

Durante a Segunda Guerra, um grupo de jovens soldados liderados por um sargento durão (Lee Marvin), inicia sua jornada no norte da África e atravessa a Europa enfrentando soldados nazistas. Este longa é baseado nas memórias do diretor Samuel Fuller, que serviu na Companhia conhecida como “The Big Red One” e levou às telas versões de fatos que ele vivenciou durante sua jornada na guerra. 

O roteiro é uma colagem de episódios que incluem batalhas, as relações com civis durante o caminho, além dos medos e sonhos dos personagens. Os soldados são mostrados como jovens comuns que foram jogados no meio do inferno. Suas atitudes e reações são bem diferentes dos heróis de filmes de guerra. 

É interessante citar que a premissa de seguir um grupo de soldados com cenas de violência realista se tornou estilo comum aos longas de guerra após esta produção. A partir daqui, muitos filmes passaram a retratar o soldado como uma pessoa comum, cheia de falhas e virtudes.

Quando os Bravos se Calam (When Trumpets Fade, EUA, 1998) – Nota 7,5
Direção – John Irvin
Elenco – Ron Eldard, Frank Whaley, Zak Orth, Dylan Bruno, Martin Donovan, Timothy Olyphant, Dan Futterman, Dwight Yoakam, Devon Gummersall., Jeffrey Donovan, Bobby Cannavale.

Durante uma batalha na Segunda Guerra, o soldado Manning (Ron Eldard) se torna o único sobrevivente de seu pelotão. Mesmo traumatizado e solicitando dispensa, Manning é promovido a sargento e recebe a missão de comandar um pelotão formado por soldados inexperientes que terão como objetivo destruir tanques alemães que estão em movimento. 

Este competente longa mistura o drama dos jovens enfrentando a violência da guerra com ótima cenas de ação. Mesmo sem ser tão grandioso quanto, a história tem semelhanças com a ótima série "Band of Brothers".

Fuga de Sobibor (Escape From Sobibor, Inglaterra / Iugoslávia, 1987) – Nota 7,5
Direção – Jack Gold
Elenco – Alan Arkin, Joanna Pacula, Rutger Hauer, Jack Shepherd, Hartmut Becker, Emil Wolk.

Polônia, 1943. Os judeus presos no campo de concentração de Sobibor sabem que cedo ou tarde serão executados. Enquanto trabalham para sobreviver, um grupo de presos planeja uma fuga. O problema é que se alguns fugirem, os oficiais nazistas executarão o dobro de prisioneiros como vingança. Liderados por Sasha Pechersky (Rutger Hauer), os judeus tentarão fugir todos ao mesmo tempo. 

Baseado numa história real, esta competente produção para tv detalha os planos de fuga e mostra o sofrimento dos que estavam presos no local. Os créditos finais informam o destino de vários personagens na vida real.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

A Fuga de Sobibor vi ainda em DVD quando morava em Brasília.
Gostei muito do filme e do final mostrando o destino de alguns deles.

Hugo disse...

Liliane - Este filme passou como minissérie na tv aberta nos anos oitenta.