segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O Sistema & Matem-me Se Puderem


O Sistema (The Glass House, EUA, 1972) – Nota 7,5
Direção – Tom Gries
Elenco – Alan Alda, Vic Morrow, Clu Gulager, Billy Dee Williams, Dean Jagger.

O professor universitário Jonathon Paige (Alan Alda) é condenado a prisão após cometer um assassinato sem intenção. Levado para uma prisão de segurança máxima, Paige encontra um terrível mundo de violência, injustiças e corrupção, além de ter de ser proteger contra um perigoso bandido (Vic Morrow). 

Este drama sobre a vida na cadeia é baseado numa história escrita pelo famoso Truman Capote em parceria com Wyatt Cooper, que fizeram uma pesquisa com detentos verdadeiros. 

A narrativa seca imposta pelo diretor Tom Gries resulta num clima de assustadora realidade. Enquanto o protagonista tenta sobreviver, se torna também testemunha das atrocidades cometidas no local. Um personagem jovem que é perseguido e estuprado é o exemplo do desespero daqueles que caíram no inferno. 

Este é sem dúvida um dos filmes mais realistas sobre a vida na prisão, mesmo sendo apenas uma produção para TV. 

Matem-me Se Puderem (Kill Me If You Can, EUA, 1977) – Nota 7,5
Direção – Buzz Kulik
Elenco – Alan Alda, Talia Shire, John Hillerman, Barnard Hughes, John P. Ryan, John Randolph, Philip Baker Hall, James Sikking.

Em 1948, a polícia de Los Angeles prendeu Caryl Chessman (Alan Alda) com acusações de roubo, sequestro e estupro. Extremamente inteligente e arrogante, Chessman dispensou advogados e se defendeu sozinho perante a justiça, alegando inocência até ser executado em 1960. 

Chessman ficou conhecido como “O Bandido da Luz Vermelha”, denominação que a imprensa brasileira copiou para um criminoso que atuou em São Paulo nos anos sessenta e que ficou preso por trinta anos, até ser assassinado poucos meses depois de ser posto em liberdade em 1998. 

O longa é um interessante drama sobre a vida no corredor da morte e principalmente sobre um personagem forte como Chessman, que chegou a escrever livros durante os doze anos em que ficou preso. Vale citar que Chessman foi condenado com provas circunstanciais, deixando dúvidas até hoje no processo. 

A interpretação do ótimo Alan Alda é outro destaque neste longa produzido para TV.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Alan Alda é excelente ator.
Não sabia que "O bandido da luz vermelha" daqui que nunca deveria ter saído da prisão porque era psicopata, era cópia do de lá.

Adorei o filme A tentação.
Ontem vi outros não tão bons.

Hugo disse...

Liliane - A imprensa daqui copiou o nome do assassino.