terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Especialista em Crise

Especialista em Crise (Our Brand Is Crisis, EUA, 2015) – Nota 7
Direção – David Gordon Green
Elenco – Sandra Bullock, Billy Bob Thornton, Anthony Mackie, Joaquim de Almeida, Ann Dowd, Scoot McNairy, Zoe Kazan, Dominic Flores, Reynaldo Pacheco.

Jane Bodini (Sandra Bullock) é uma coordenadora de campanha política conhecida por ser implacável, mas que depois de algumas derrotas para Pat Candy (Billy Bob Thornton), decidiu abandonar a carreira. 

A chance de vencer Pat surge quando ela recebe a proposta de comandar a campanha de Pedro Castillo (Joaquim de Almeida) para presidência da Bolívia, sendo que o candidato de Pat está quase trinta pontos na frente nas pesquisas. É o início de uma guerra suja nos bastidores das campanhas. 

Pelas críticas ruins eu esperava uma pequena bomba, mas fiquei surpreso positivamente ao assistir este longa. Mesmo com pitadas de comédia sem muita graça, o filme é extremamente interessante ao mostrar as sujeiras por trás de uma campanha política. A forma como os coordenadores criam situações para manipular os eleitores, transformam o candidato em algo que ele não é e as clássicas promessas que são esquecidas após a eleição deixam uma sensação de vazio ao final. 

O personagem de um voluntário vivido por Reynaldo Pacheco é o típico jovem ingênuo que acredita que pode ajudar a mudar o mundo apoiando um político, assim como o candidato interpretado por Joaquim de Almeida é o exemplo perfeito do político latino-americano. 

O filme mostra que a política é um verdadeiro ímã para pessoas desonestas e sem caráter, não apenas os candidatos, mas também a maioria daqueles que circulam neste meio. 

Nenhum comentário: