domingo, 14 de janeiro de 2018

Medo e Obsessão

Medo e Obsessão (Land of Plenty, EUA / Alemanha / Canadá, 2004) – Nota 6,5
Direção – Wim Wenders
Elenco – John Diehl, Michelle Williams, Richard Edson, Wendell Pierce, Shaun Toub, Burt Young, Bernard White.

Dois anos após os ataques de 11 de Setembro, o veterano do Vietnã Paul (John Diehl) espiona pessoas de origem árabe na periferia de Los Angeles. 

Com um velho furgão repleto de equipamentos de vigilância, Paul acredita ser um agente que está fazendo a sua parte para defender o país de novos ataques. 

Quando sua sobrinha Lana (Michelle Williams) retorna ao país após viver como missionária na Cisjordânia e o procura para reatar os laços familiares, nasce uma estranha relação de amizade entre pessoas com visões de mundo extremamente opostas. 

A carreira do diretor alemão Wim Wenders varia entre filmes com temáticas políticas e sociais, além de documentários. Excluindo os documentários, sua obra-prima é “Asas do Desejo”, com uma menção honrosa para o doloroso “Paris, Texas”, porém depois dos anos noventa seus trabalhos são no máximo razoáveis. 

Este “Medo e Obsessão” parte da interessante premissa das consequências dos atentados de 11 de Setembro, junto com os traumas de quem lutou no Vietnã e ainda focando no lado miserável de Los Angeles, em que moradores de rua tentam sobreviver no dia a dia. 

A paranoia do protagonista em procurar ameaças se perde na verborragia do mesmo conversando solitariamente com seu gravador e numa investigação bizarra. A ideia de mostrar que os atentados afetaram americanos e árabes é desenvolvida de forma simplória, assim como a questão social da crise financeira e do desemprego nos Estados Unidos, situação relatada de forma rasa no trabalho da personagem de Michelle Williams em um abrigo. 

No final fica claro que a premissa é mais interessante do que a realização.

2 comentários:

Pedrita disse...

escolhemos pôsteres diferentes para ilustrar. eu gostei bastante. aqui o post http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/01/medo-e-obsesso.html

Hugo disse...

Pedrita - A ideia foi melhor que a realização.

Bjos